Café com Livros: a mistura que deu certo

6 Abr
Com apresentações que passaram pelos mais diversos âmbitos artísticos e o debate de um assunto de suma importância para toda a população viçosense, o encontro promovido pelo Café Filosófico no último mês foi um sucesso! Se você perdeu, acompanhe logo abaixo tudo o que rolou no evento e sinta um pouco do gostinho desse café.
O livro foi o grande destaque do encontro realizado, na última semana, pelo Café Filosófico em parceria com o Coletivo 103 na Casa Arthur Bernardes. O evento, que teve como tema “Café com Livros: Intervenções artísticas e feira literária”, aconteceu de 29 a 31 de março e reuniu escritores de Viçosa e região com o objetivo de lhes dar visibilidade, estimular a leitura e difundir as obras de editoras independentes.

Foto: João Dalla
Livros estavam sendo vendidos durante todos os dias do encontro
 
Cercado por estandes recheados de livros, o público desfrutou das várias atrações que passaram pelo local ao longo dos três dias de evento. Os presentes, logo no primeiro dia, puderam apreciar o som da Um Banda, que animou a noite após uma sessão de lançamento de livros com Juliana Freitas, Luciano Sheikk, Frederico Furtado e Juan Pablo Chiaparra
Buscando atingir um público abrangente, no dia 30 o local recebeu a visitação de escolas do ensino básico. As atividades, nesse momento, foram direcionadas para o público infantil, que presenciou a contação de histórias e teatro. No bate papo com o autor do livro “A Caixa de Psius”, Emerich Michel de Sousa falou para as crianças os benefícios da leitura e estimulou a escrita.

A motivação para o hábito da leitura começando desde cedo

No início da tarde, um bate papo com os escritores Juliano Nery de Carvalho, Emanuele Albertina Ferreira Duarte e Juliana Freitas permitiu que o público pudesse conhecer um pouco mais sobre a produção literária regional e sobre os autores presentes. 
No entanto, o destaque do dia foi o Coletivo Kinoia que, com a apresentação da vídeo performance “Eu, Caio”, muito bem ensaiada e sincronizada, arrancou inúmeros aplausos da platéia. 
As apresentações romperam as esferas da literatura e música, chegando ao teatro com o grupo ElosQuentes, que interpretou poemas de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, e à dança com as apresentações de Adriana de La Rosa e Maria Eugênia Ghizellini.
Foto: João Dalla
ElosQuentes durante a apresentação do poema “7 Faces”

Durante os três dias de evento o “Mercado de Pulgas” gerou grande movimentação no local, pois neste espaço, as pessoas puderam trocar seus livros novos ou usados pelos exemplares disponíveis no estande.
A idéia, motivada pela carência de espaços dessa natureza, foi incentivar o contato com livros e a circulação de pessoas e obras , explica Diogo Tourino, coordenador do projeto Café Filosófico.
A sobra do acervo será doada paras as bibliotecas públicas da cidade.
Foto: João Dalla
Movimentação no “Mercado de Pulgas”, um dos destaques no evento

A programação do “Café com Livros” culminou no debate do Café Filosófico, no dia 31, que teve como tema “A vida cultural no município de Viçosa e região”. Entre os convidados, estiveram presentes Jeferson Pereira dos Santos (licenciado em artes visuais, trabalha no Museu do Futebol em São Paulo), Geraldo Luís Andrade (jornalista da editoria de cultura do jornal Folha da Mata) e Sávio José (professor de História e proprietário do “Flor e Cultura”). 
Entre os assuntos discutidos no Café Filosófico destacam-se o pequeno montante de recursos destinados à cultura em Viçosa, as dificuldades de se viabilizar produções locais e ausência de um fórum permanente para se planejar as ações culturais no município. Em um segundo momento, o microfone ficou aberto para que o público também participasse do debate e fizesse suas considerações. 
A Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV foram convidadas para o bate-papo, mas não compareceram.

Foto: João Dalla
Mesmo acontecendo em um sábado a noite, o debate do Café Filosófico conseguiu atrair um bom público

O estudante da UFV Thiago Honório – que esteve presente em todos os dias do evento – sentiu, quando chegou à cidade, que os estudantes não aparentavam dar muita importância a cultura. Para ele, esse tipo de evento mostra o grande potencial que a cidade de Viçosa tem em realizar atividades de cunho cultural. “Embora todo esse potencial seja mal aproveitado, o Café com Livros me mostrou que existem pessoas empenhadas em melhorar essa cara festeira da cidade”, opina. E ainda completa:

Viçosa tem um grande vazio cultural, mesmo sendo uma cidade universitária, mas temos todo a material para tapar esse buraco, basta empenho. Mesmo que esse seja um grande passo nessa direção, não passa do primeiro passo, mas ainda assim é um passo na direção certa.

O “Café com Livros” foi um desdobramento das propostas do Café Filosófico, projeto de extensão do Departamento de Ciências Sociais da UFV que pretende criar um espaço aberto para a realização de debates e manifestações culturais e, assim, incentivar a opinião crítica, reflexão e produção cultural. Participam ainda professores e alunos dos Departamentos de Comunicação Social e de História. Parceiro na realização do evento, o Coletivo 103 é um grupo de difusão cultural vinculado ao circuito Fora do Eixo
O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (UFV), Pró-Reitoria de Ensino (UFV), Livraria Nobel e editora da UFV, entre outros parceiros.
Equipe que organizou o Café com Livros. Foto: Roberta Monteiro

Abaixo pode ser conferida a matéria que passou na TV Viçosa sobre o Café com Livros no dia 30 de março.
Confira mais fotos e informações no blog do Coletivo 103 ou na seção de fotos no blog do Café Filosófico.
Última atualização: 01 de maio de 2012.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: