Café Filosófico debate sobre Arte Urbana no contexto atual – 26/06/13

27 Nov

ImagemNo decorrer da história do homem, a arte sempre esteve presente, passando por mudanças ou até mesmo iniciando-as. Sua própria definição veio se modificando com o passar dos tempos, mas, de fato, ela é a uma das principais formas de expressão humana. Com o desenvolvimento da sociedade moderna, grandes centros urbanos são formados e crescem cada vez mais, e, da mesma maneira, mudanças no ser humano e em suas atividades acompanham este processo, inclusive na arte dentro das cidades. Com o surgimento desta relação entre o indivíduo e a cidade, então, muitos debates se iniciaram, e as definições ainda não são específicas. Entretanto, podemos pensar na Arte Urbana como toda forma de expressão criativa em um ambiente coletivo.

Pautado por estas e outras reflexões, o Café Filosófico promoveu um debate acerca deste tema e buscou conciliar e abrir espaço para as diversas formas de visão da comunidade viçosense para um bate-papo muito produtivo. Neste encontro, que ocorreu no dia 22/06/2013, no Bar do Marcelo, contamos com a presença de Mariana Bretas, doutoranda em estética e teoria da arte e professora do curso de Jornalismo da UFV.

O debate teve seu início com uma apresentação da professora sobre seu trabalho e também sobre as reflexões que são realizadas na área. Para isso, foram utilizadas diversas imagens de artistas que realizam suas intervenções no ambiente urbano e que tem uma grande visibilidade. Mariana destacou a importância de se pensar a cidade como um espaço que influencia o cotidiano das pessoas e que leva a diferentes maneiras de se expressar. A cidade possui um imaginário, uma memória; o espaço urbano também é construído socialmente, e cada sociedade construirá um ambiente diferenciado, sendo este, muitas vezes, um reflexo das próprias pessoas – que irão construir e reproduzir o espaço urbano de diversas maneiras, por meio de suas formas de pensar, agir, sentir etc.

A professora também mencionou a relação entre a “arte marginal” (uma arte que não está envolvida nos meios tradicionais) e a “arte efêmera” (algo passageiro, transitório, de curta duração). A arte feita nas ruas pode ser passageira e momentânea, já que não há um sistema ou métodos definidos para preservá-la. Mariana ainda chamou a atenção do público para o papel da “indústria cultural e do consumo”, que muitas vezes absorve estas produções artísticas.

Finalizando sua fala, a convidada abordou a questão da arte produzida nos espaços públicos urbanos com algumas interrogações: quais os limites destas manifestações artísticas? Quais os limites das cidades? O ritmo de vida nos grandes centros é muito acelerado, o que muitas vezes impede que as pessoas reparem em muitas coisas. A ideia da arte urbana, então, seria “chamar a atenção em meio à correria”, coloca a professora. Dessa forma, ela encerrou sua apresentação levantando a seguinte questão: “Como reconhecer estas manifestações? Qual é a linguagem das ruas?”.

A partir deste momento, o debate foi aberto ao público presente, que levantou questões acerca das provocações feitas pela professora, com reflexões como: qual a relação da Arte Urbana e o homem? Como o ser humano tenta “deixar a sua marca” no ambiente em que ele vive? Também foram colocadas em foco questões polêmicas, como o projeto de higienização da cidade de São Paulo – que levou à destruição de diversas obras de grafiteiros, já que os muros da cidade foram pintados de branco -, além de vários outros temas que se dissolveram deste caso.

O conceito do que pode ou não ser considerado como arte também foi abordado. Um dos participantes se questionou acerca da arte produzida no contexto atual – em especial a Arte Urbana – e levantou a possibilidade dela ser considerada como “a morte da arte clássica e erudita ou o seu renascimento”.

O evento foi finalizado com a exibição do documentário Exit Through The Gift Shop, de 2010, que retrata a trajetória profissional do consagrado artista de rua Banksy.

Texto: Bruno Leite

Fotos do Encontro: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.431099400324493.1073741832.329471123820655&type=3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: